Bovinos
A experiência com cruzamento industrial levou ao aprendizado de que, para produzir mais na região dos trópicos é necessário animal de boa rusticidade e conversão alimentar, precoce e com bom acabamento de carcaça. Os touros europeus, ao cruzar com matrizes zebuínas, embora rústicas, mas com excelente produtividade, conquistaram terreno na Fazenda Santo Antônio de Palmares, por puro merecimento.
Houve um instante, porém, depois de vários testes e muita observação, que os técnicos da propriedade fixaram os olhos numa raça particularmente interessante: eis o senepol chegando para conquistar um lugar decisivo no nosso plantel. Resultado do cruzamento de três outras raças, o senepol tem origem no século XIII, quando foram importados bovinos da raça N’Dama do Senegal, oeste africano, para a ilha de Saint Croix (nas Ilhas Virgens). Nesse ambiente, as fêmeas cobertas com touros RedPoll, advindos da Inglaterra, fizeram surgir o senepol, com os objetivos de obter precocidade e eficiência maternal; ausência de chifres; cor vermelha; tolerância ao calor; e docilidade.
Atentos a essas informações, os técnicos da Fazenda Santo Antônio de Palmares propuseram a formação de um núcleo da raça Senepol em que os touros dessa raça seriam preparados para cobrir o rebanho de vacas e novilhas aneloradas. Em suma, o novo cruzamento foi implantado dando ensejo ao nascimento de animais de altíssima qualidade, vindo a confirmar-se aqueles atributos acima referidos. Decididamente, os bezerros e bezerras meio sangue senepol são lindos e muito especiais. Além dos bezerros ½ sangue Senepol a Fazenda também realiza cruzamento de bezerros ½ sangue e ¾ de Angus. A Fazenda se dispõe a comercializá-los, após a desmama.